Chile ajudará taxistas a financiar carros elétricos da BYD
Programa prevê até US$ 11 mil para 50 proprietários trocarem seus veículos a combustão
O Chile lançou um programa para incentivar o uso de carros elétricos da BYD nas frotas de táxis. Por meio de uma ajuda de até US$ 11 mil para o financiamento, o Meu Programa de Táxi Elétrico prevê a introdução de 50 unidades do modelo BYD 100% elétrico e5.
A iniciativa inclui também a compra e instalação de um carregador elétrico doméstico e o monitoramento do funcionamento dos veículos novos durante um ano, que será implementado pela Agência de Sustentabilidade Energética, que também aconselhará os operadores nas suas aplicações.
Segundo Ignacio Santelices, diretor executivo da agência, os custos de operação de um táxi elétrico são reduzidos em cerca de 70% em comparação com um veículo convencional a gasolina. O modelo BYD e5 é atualmente o carro elétrico de maior autonomia do mercado chileno, cuja bateria tem autonomia para até 400 km com uma única carga.
O veículo possui tecnologia de frenagem regenerativa, que ajuda a recuperar a eletricidade durante a condução, na frenagem e também na desaceleração. Atualmente, o Chile já conta com 1.769 veículos totalmente movidos a bateria, considerando todos os modelos, desde ônibus, veículos leves até caminhões.
Do Automotive Business