Toyota Etios se junta ao Ford Ka e deixará de ser vendido no Brasil
Estratégia que se renova ou mudanças de planos por causa dos resultados financeiros? Achou que essa “mudança de pegada” do mercado automotivo brasileiro terminaria no Ford Ka e Ecosport? O capítulo de “apertos” continua, com mais um carro deixando de ser vendido no Brasil.
A Toyota comunicará o encerramento das vendas no país do Etios, modelo fabricado desde 2012. Vendidos como sedã e hatch, a dupla foi naturalmente impactada pelo Yaris e se despede do consumidor, levando para a eternidade o “feito” de ter sido um dos veículos mais feios feitos por aqui. De 2012 a 2020, foram produzidas 614.162 unidades do Etios em Sorocaba (SP).
A planta do interior de São Paulo continuará produzindo os modelos voltados à exportação para cerca de cinco países (o bloco do Mercosul está incluído), mas a fábrica passa por uma reestruturação acelerada para atender à demanda do novo Corolla Cross – que será lançado no mesmo mês de encerramento da história do Etios no Brasil, março, com vendas no showroom iniciadas em abril.
Procurada pela reportagem, a Toyota sustenta oficialmente que o Etios continuará sendo produzido em sua planta de Sorocaba (SP). E de fato será, mas somente para exportação. Vale lembrar que este é o terceiro modelo tradicional do nosso mercado que vai dando adeus em menos de um mês. A Ford encerrou a produção do Ka em janeiro, enquanto a Fiat sinalizou que deve deixar de fabricar o Uno em breve.
Do UOL