Califórnia: cidade decreta fim da expansão de postos de gasolina

Petaluma é uma cidade de origem hispânica no condado de Sonoma, Califórnia. Com 60.000 habitantes, lá existem 16 postos de combustíveis e não haverá mais que isso. Uma lei municipal decretou o fim da expansão desse tipo de negócio na região. O motivo é que a eletrificação chegou à Petaluma bem antes de uma determinação de Sacramento, a capital do estado-república.

O conselho da cidade votou por unanimidade o fim de novos postos e também a não concessão de novas licenças, caso alguns deles seja fechado e volte a operar no local. Para a administração de Petaluma, só serão admitidos novos postos de energia, ou seja, eletropostos para carros elétricos e híbridos plug-in. O movimento faz parte de um esforço da cidade para reduzir as emissões de CO2 na região.

Até foi criado um programa municipal chamado Climate Ready Petaluma 2030, um plano para “alcançar a neutralidade de carbono dos gases de efeito estufa para a cidade de Petaluma até 2030”. O grupo ambientalista Safe Cities mencionou que se trata de “um movimento crescente de vizinhos, grupos locais e funcionários eleitos eliminando os combustíveis fósseis e acelerando as soluções de energia limpa”.

No próprio condado de Sonoma, já existe um movimento para pôr fim a novas licenças de postos de combustíveis na região. Petaluma é o reflexo das ações que estão sendo tomadas na Califórnia, assim como nos vizinhos da Costa Leste, Oregon e Washington. O estado mais rico dos EUA já decretou que em 2035, os carros elétricos vão dominar a região e arrastou alguns (poucos) estados para um enfrentamento diante da política do anterior governo americano.

Do Notícias Automotivas