Carro elétrico ‘popular’ da Volkswagen será feito na Espanha a partir de 2025
Além disso, o país ibérico e a Seat vão desempenhar um papel central na produção de baterias para o Grupo VW
O carro elétrico compacto da Volkswagen será mesmo lançado, e terá produção na Espanha. Isso foi esclarecido pelo próprio Rei Felipe VI, durante seu discurso nas comemorações dos 70 anos da SEAT. Na verdade, a marca alemã já havia dito que a Espanha e a Seat teriam um papel importante na transição energética do grupo.
Tudo confirmado, portanto, não só pelas palavras do rei, mas também pelas do primeiro-ministro ibérico Pedro Sanchez e do presidente da Seat Carsten Isensee. Especificamente, a Seat vai investir 5 bilhões de euros em cinco anos (2020-2025) para fortalecer a divisão de pesquisa e desenvolvimento e permitir que o Centro Técnico da empresa desenvolva novas soluções em termos de eletrificação.
O objetivo – como também explicou Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen – é criar um pólo de vanguarda que impulsione a Espanha a consolidar suas habilidades no campo dos carros com emissão zero. O governo de Madrid manifestou-se a favor e declarou que utilizará parte dos fundos europeus para a criação de um consórcio público-privado entre a Seat e a Iberdrola (empresa energética espanhola), que conduzirá à construção de uma fábrica de bateria. A Telefonica e o Caixabank também poderão fazer parte do consórcio, a par de outras empresas espanholas.
A produção interna de baterias trará benefícios não só para a Seat e a Espanha, mas para todo o grupo Volkswagen, que poderá assim reduzir a dependência de fornecedores externos. Mas a giga fábrica espanhola será apenas um dos movimentos estratégicos que acompanharão a indústria ibérica no futuro.
Do InsideEVs