América do Sul deve registrar o maior crescimento de mercado da Stellantis

Empresa nasceu da união entre Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e mais dez marcas desses grupos

A América de Sul é a região que deve registrar maior crescimento de mercado este ano para a recém-criada Stellantis, empresa que nasceu da união entre Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e mais dez marcas desses grupos. A companhia, quarta maior montadora do mundo, prevê um aumento de 20% nos negócios da região, onde o Brasil é o principal mercado.

O crescimento esperado pelo grupo na Europa é de 10%, na América do Norte de 8%, na Índia e Pacífico de 5% e na África de 3%. O presidente mundial da Stellantis, Carlos Tavares, disse estar otimista com a recuperação da região, que normalmente é mais volátil que as demais. Ele ressaltou, contudo, que essa melhora depende do aumento da taxa de vacinação contra a covid-19 – para que o consumidor se sinta tranquilo em consumir – e outras questões ligadas à logística e macroeconômicas.

O Brasil foi responsável no ano passado por 8% das vendas globais do grupo, quando somados os resultados das quatro marcas que se uniram em janeiro. Juntas, elas contabilizam participação de 23,5% das vendas de automóveis e comerciais leves no País e terá três lançamentos importantes neste ano. O executivo não citou quais, mas é certo que um deles é o primeiro SUV da marca Fiat fabricado no Brasil. O segmento é que mais cresce em vendas nos últimos anos.

Em visita de três dias ao País, a primeira desde que assumiu o posto, Tavares inaugurou na quarta-feira, 10, a fábrica de motores de quatro cilindros turbo no complexo de Betim (MG). O executivo afirmou que os motores vão equipar veículos das quatro marcas produzidas no País. Tavares confirmou que não há intenção de fechar unidades no Brasil nem em outras regiões. Em conversa online com um pequeno grupo de jornalistas no início da tarde desta quinta, 11, antes de deixar o País, o executivo português disse não descartar, no futuro, a produção de carros elétricos no Brasil.

Da Exame