Como a Volvo quer revolucionar a forma de vender carros no Brasil

O modelo que começará a ser vendido em agosto será o primeiro veículo da marca sueca com venda 100% online

A expectativa para a virada do ano de 2020 para 2021 era de retomada e inovação. Se os planos de muitas empresas foram adiados com o recrudescimento da pandemia neste primeiro trimestre, a Volvo quer seguir seu planejamento para este ano que marca o início de uma nova década. E isso já vai começar no Brasil. O estreante será o Volvo XC40 Recharge Pure (elétrico), cujo lançamento por aqui está previsto para agosto.
E o mais interessante é que esse movimento vai acontecer de forma simultânea tanto no Brasil quanto fora do país. “Todos os próximos lançamentos da marca serão elétricos e vendidos online, inclusive aqui no Brasil”, afirma o head para América Latina da Volvo Cars, Luis Resende. 

A rede de concessionárias continuaria existindo, mas a sua atuação estaria muito mais concentrada no pós-venda. Essa plataforma será capaz inclusive de marcar um test-drive e também, após a compra, entregar o carro na casa do proprietário. “Já existem por aqui algumas marcas que adotaram essa iniciativa de  entregar o carro em casa, impulsionadas pela própria pandemia. Nós queremos ter esse serviço como a nossa prática mais comum de venda”, afirma o executivo.

É bom lembrar que a norte-americana Tesla foi pioneira ao oferecer essa experiência de compra virtual, e inclusive, a de entregar o carro em casa. E ela nem sequer conta com uma rede de concessionárias. Questionado sobre como essa notícia foi recebida pelos concessionários Volvo, Rezende confirma que a rede já estava sendo preparada há algum tempo para esse processo e que elas estão inseridas nele, assim como a  eletrificação, sem volta.

Da Quatro Rodas