Documentário “Submundo: a conspiração da Lava Jato contra Lula” retrata a farsa da operação
O curta-documentário “Submundo – A conspiração da Lava Jato contra Lula”, foi lançado na segunda, dia 15. A produção tem 26 minutos de duração e está disponível no site do Comitê Lula Livre (lulalivre.org.br), no Facebook e Youtube da TVT e de canais parceiros.
O documentário é guiado por dois apresentadores: o rapper, compositor, músico e ator Thaíde e a atriz Raquel Ferreira.
Mostra em detalhes as distorções e as farsas que procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro produziram com o objetivo de ludibriar a opinião pública, destruir a reputação e a biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A produção apresenta os depoimentos contraditórios que foram usados nas duas condenações, sem provas, de Lula. O ex-presidente foi condenado com base em uma aberração jurídica, os tais “atos indeterminados”.
O vídeo também menciona a mudança de perspectiva no STF (Supremo Tribunal Federal), com trechos do recente voto apresentado pelo ministro Gilmar Mendes, em que chamou a Lava Jato de “o maior escândalo judicial do mundo”, uma classificação extraída de artigo publicado no jornal The New York Times.
A Operação Lava Jato tomou tal proporção devido ao apoio recebido de órgãos norte-americanos e de parte da imprensa comercial. A estratégia utilizada por procuradores e pelo então juiz é chamada de “lawfare”, prática que utiliza a justiça para derrotar inimigos políticos, e também é detalhada pelo documentário.
Com informações do Comitê Lula Livre.