VW planeja montar seis fábricas de baterias na Europa até 2030
O Grupo Volkswagen construirá seis fábricas de baterias na Europa até 2030, para que seus modelos elétricos tenham suas baterias garantidas. É o que foi anunciado ontem pela empresa em seu evento Power Day. As plantas terão uma produção conjunta de 240 gigawatts/hora por ano.
O executivo de tecnologia da VW, Thomas Schmall, comentou que a primeira fábrica da empresa abrirá as portas em Skelleftea, Suécia, até 2023. Depois dela, vem a instalação de Salzgitter, Alemanha, em 2025. E em seguida veremos novas fábricas de baterias da VW também no restante do velho continente. Uma deverá funcionar na França, Espanha ou Portugal, para 2026, e a quarta será localizada na Polônia, Eslováquia ou República Tcheca em 2027.
A primeira que citamos, da Suécia, montada com a startup Northvolt, expandirá sua capacidade para 40 gigawatt/hora e focará em sistemas de bateria para veículos premium. A VW irá comprar a fatia da Northvolt em sua joint venture de Salzgitter, e então produzirá baterias para os segmentos de maior volume a partir de 2025.
A Volkswagen não deu detalhes de quanto estes planos de expansão elétrica irão custar aos cofres da empresa. A marca também anunciou planos de ter um sistema prismático unificado de baterias a partir de 2023, o que ajudará a empresa a cortar custos. A Volkswagen também investirá 400 milhões de euros até 2025 para criar uma infraestrutura de recarga rápida na Europa, depois que a região passou a China na venda de elétricos no ano passado.
Do Notícias Automotivas