Mercado de ônibus para fretamento acelera com a pandemia
As vendas da Marcopolo nesse segmento cresceram 61% no primeiro bimestre, com 150 unidades negociadas
Enquanto a venda de ônibus rodoviários e urbanos estão em retração acelerada, a dos veículos destinados à fretamento encontra-se em significativa ascensão. A pandemia e a consequente necessidade de distanciamento social tem favorecido os negócios nesse segmento, por conta principalmente do transporte de trabalhadores de diferentes áreas, inclusive da automotiva.
Maior fabricante de carrocerias de ônibus do País, a Marcopolo ampliou a comercialização de veículos para fretamento em 61% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020, quando já havia registrado expansão de 55% no mesmo comparativo interanual. São 150 unidades negociadas nos primeiros dois meses de 2020, contra, respectivamente, 93 e 60.
De acordo com o presidente da Anttur, Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento, Jaime Silva, o fretamento eventual, feito para eventos ou atividades turísticas, foi fortemente afetado pela crise sanitária no ano passado. “Em contrapartida, o fretamento contínuo, como os serviços de transporte de funcionários, saiu fortalecido. Em 2021, já houve recuperação nesses primeiros dois meses e a expectativa para o ano é de retomada”.
Dados sobre o mercado total divulgados pela Mercedes-Benz mostram que as vendas de chassis de ônibus urbano, num total de 517 unidades no primeiro bimestre deste ao, caíram 64% em relação ao mesmo período de 2020 (1.443) e a de rodoviário teve queda de 67%, de 322 para 107. Já o segmento de chassis para veículos destinados ao fretamento cresceu 26%, passando de 176 para 221 unidades.
Do AutoIndústria