BMW usa realidade aumentada para treinar sua rede
Nova tecnologia permite aumentar em cinco vezes o número de funcionários treinados
A digitalização não está melhorando apenas o desenvolvimento do projeto na fábrica ou da venda do veículo na concessionária. Agora já serve para facilitar a vida dentro das oficinas autorizadas, como é o caso da BMW. A marca alemã começou a oferecer uma nova ferramenta de realidade aumentada (RA) que vai reduzir o tempo do treinamento da sua rede autorizada e facilitar a aprendizagem.
A realidade aumentada é um recurso que permite sobrepor imagens digitais sobre cenários reais. No sistema da BMW, os tablets dos alunos são apontados para um QR Code nas salas de aula do centro de treinamento e de programas específicos, o que possibilita visualizar peças digitalizadas ou a montagem e desmontagem de equipamentos e circuitos.
Esse novo formato pode aumentar o número de funcionários em treinamento em até cinco vezes em relação às antigas aulas convencionais, de acordo com a BMW. Outra vantagem é que os funcionários da rede BMW, Mini ou BMW Motorrad (motos) podem manter o treinamento em dia mesmo com as restrições de circulação ou viagens, já que uma parte da atualização de conhecimento sobre novos equipamentos ou recursos do carro pode ser feito a distância pelo tablet habilitado, pois todo seu conteúdo é atualizado remotamente.
O recurso foi disponibilizado pela Academia BMW Senai-SP, inaugurada em 2018 em uma área de 1.000 m² dentro da Escola Senai-SP, no bairro do Ipiranga, na capital paulista, que consumiu um investimento compartilhado que somou R$ 4 milhões – R$ 3 milhões em instalações, área construída e infraestrutura, e R$ 1 milhão em equipamentos e produtos.
Do Automotive Business