Renault, WEG e EDP fazem parceria para expandir estações de recarga para veículos elétricos

A WEG fornecerá as estações de recarga para veículos elétricos e a EDP será responsável pelas vistorias e pela instalação dos equipamentos

As montadoras que oferecem veículos elétricos no mercado brasileiro têm buscado cada vez mais firmar parcerias com empresas ligadas ao setor elétrico como forma de melhorar a infraestrutura para recarga de baterias. A montadora francesa Renault uniu-se à brasileira WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos do mundo, e com a portuguesa EDP, empresa de transmissão e comercialização de energia.

A WEG fornecerá as estações de recarga para veículos elétricos e a EDP será responsável pelas vistorias e pela instalação dos equipamentos. As estações serão colocadas em concessionárias Renault, frotistas e residências de consumidores. A recarga de um automóvel médio da marca francesa numa estação como essas leva, em média, oito horas e meia.

A Renault e WEG também se juntaram num projeto em Fernando de Noronha. As duas empresas foram atraídas pela decisão da administração da ilha de lançar o projeto chamado Carbono Zero, uma lei que proíbe a circulação de veículos a combustão. Hoje, 30 veículos totalmente elétricos já circulam na ilha. O carregamento das baterias é feito em estações de energia solar.

Como essa geração de energia ultrapassa a necessidade de consumo da frota, o excedente é transferido, sem custo, aos moradores. Com isso, Noronha consegue reduzir a necessidade do uso de energia termoelétrica, que sempre prevaleceu na ilha. Além de carros de passeio, a nova frota inclui vans, que atendem o “transfer” de turistas. A Renault também organizou o treinamento de oficinas locais, que trabalham com o concessionário de Recife.

Do Valor Econômico