Solidariedade dos Metalúrgicos do ABC marca o Dia do Trabalhador

Neste 1º de Maio, além de protestar por empregos e contra o governo Bolsonaro, Sindicato arrecadou alimentos para ajudar quem tem fome

Os Metalúrgicos do ABC arrecadaram alimentos e produtos de higiene e limpeza na carreata solidária e de protesto, organizada pela CUT-SP, na manhã do último sábado, 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

Foto: Adonis Guerra

Em São Bernardo, a concentração ocorreu no Estádio 1º de Maio, Vila Euclides, um dos maiores palcos de lutas do ABC, e contou com mais de 200 veículos entre motos, bicicletas e automóveis, que seguiram até a Praça da Moça, em Diadema.

Os companheiros e companheiras em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra participaram da carreata solidária que partiu de Santo André e seguiu até Mauá, onde também foi realizado um drive-thru para arrecadação de alimentos.

Foto: Adonis Guerra

O vice-presidente do Sindicato, Claudionor Vieira, agradeceu os participantes e reforçou a importância de chamar a atenção da população para a gravidade da situação vivida pelo País.

“Mais do que nunca é um dia de refletir sobre o que está acontecendo no Brasil. Não é possível acharmos normal ter mais de 400 mil vidas perdidas pela Covid-19. Há um total descontrole do governo federal em relação ao enfrentamento da pandemia”, destacou.

O dirigente também reforçou a necessidade de arrecadar alimentos, quando muitas famílias voltaram a não ter comida na mesa.

Foto: Adonis Guerra

“O combate à fome acabou se tornando também uma bandeira importante neste 1º de Maio. Em 2012 o Brasil tinha saído do Mapa da Fome e agora voltamos a essa situação. O povo brasileiro não quer viver de doações de cestas básicas, nosso povo quer ter emprego e renda para viver dignamente”.

Doações

Os produtos arrecadados pelos Metalúrgicos do ABC continuam chegando a quem mais precisa. Em Diadema receberam as últimas doações a Rede Cultural Beija-Flor e moradores do bairro Canhema. Em São Bernardo, os alimentos e produtos de limpeza chegaram às cooperativas Cooperluz e Reluz. O Sindicato retirou as doações feitas na Zema, em São Bernardo. As doações continuam sendo entregues ao longo desta semana.

Foto: Adonis Guerra

“Olhar nos olhos das pessoas significa muito. Ao entregar alimentos, também alimentamos as nossas almas, com ainda mais disposição de lutar por uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e inclusiva. Por isso, defendemos emprego, distribuição de renda e a importância de as pessoas receberem auxílio do governo enquanto necessitem. O nosso muito obrigado a todos que já contribuíram e a campanha continua”, declarou o diretor executivo do Sindicato, Carlos Caramelo.

Foto: Adonis Guerra

Drive thru Ribeirão e Rio Grande

O próximo drive thru solidário será realizado no dia 8 de maio, das 9h às 15h, pela Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A arrecadação será na portaria da empresa Dura Automotive (Av. Dom Pedro I, 743, centro de Rio Grande da Serra). No local será possível fazer a doação com toda segurança, sem sair do carro.