Solidariedade dos Metalúrgicos do ABC marca o Dia do Trabalhador
Neste 1º de Maio, além de protestar por empregos e contra o governo Bolsonaro, Sindicato arrecadou alimentos para ajudar quem tem fome
Os Metalúrgicos do ABC arrecadaram alimentos e produtos de higiene e limpeza na carreata solidária e de protesto, organizada pela CUT-SP, na manhã do último sábado, 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.
Em São Bernardo, a concentração ocorreu no Estádio 1º de Maio, Vila Euclides, um dos maiores palcos de lutas do ABC, e contou com mais de 200 veículos entre motos, bicicletas e automóveis, que seguiram até a Praça da Moça, em Diadema.
Os companheiros e companheiras em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra participaram da carreata solidária que partiu de Santo André e seguiu até Mauá, onde também foi realizado um drive-thru para arrecadação de alimentos.
O vice-presidente do Sindicato, Claudionor Vieira, agradeceu os participantes e reforçou a importância de chamar a atenção da população para a gravidade da situação vivida pelo País.
“Mais do que nunca é um dia de refletir sobre o que está acontecendo no Brasil. Não é possível acharmos normal ter mais de 400 mil vidas perdidas pela Covid-19. Há um total descontrole do governo federal em relação ao enfrentamento da pandemia”, destacou.
O dirigente também reforçou a necessidade de arrecadar alimentos, quando muitas famílias voltaram a não ter comida na mesa.
“O combate à fome acabou se tornando também uma bandeira importante neste 1º de Maio. Em 2012 o Brasil tinha saído do Mapa da Fome e agora voltamos a essa situação. O povo brasileiro não quer viver de doações de cestas básicas, nosso povo quer ter emprego e renda para viver dignamente”.
Doações
Os produtos arrecadados pelos Metalúrgicos do ABC continuam chegando a quem mais precisa. Em Diadema receberam as últimas doações a Rede Cultural Beija-Flor e moradores do bairro Canhema. Em São Bernardo, os alimentos e produtos de limpeza chegaram às cooperativas Cooperluz e Reluz. O Sindicato retirou as doações feitas na Zema, em São Bernardo. As doações continuam sendo entregues ao longo desta semana.
“Olhar nos olhos das pessoas significa muito. Ao entregar alimentos, também alimentamos as nossas almas, com ainda mais disposição de lutar por uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e inclusiva. Por isso, defendemos emprego, distribuição de renda e a importância de as pessoas receberem auxílio do governo enquanto necessitem. O nosso muito obrigado a todos que já contribuíram e a campanha continua”, declarou o diretor executivo do Sindicato, Carlos Caramelo.
Drive thru Ribeirão e Rio Grande
O próximo drive thru solidário será realizado no dia 8 de maio, das 9h às 15h, pela Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A arrecadação será na portaria da empresa Dura Automotive (Av. Dom Pedro I, 743, centro de Rio Grande da Serra). No local será possível fazer a doação com toda segurança, sem sair do carro.