Criciúma: produção de carro elétrico avança em projeto nacional
A cidade de Criciúma, em Santa Catarina, terá um novo projeto de produção de carro elétrico, mas este será de investimento nacional. A startup M3E3, do Paraná, está considerando a construção de uma linha de fabricação de veículos no município catarinense. Autoridades da cidade se reuniram com representantes da startup, assim como lideranças locais e educacionais, no intuito de avançar com o projeto de produção de carros elétricos na região.
A M3E3 mencionou que visita Criciúma desde setembro de 2020 de modo que os parceiros no projeto do primeiro carro elétrico nacional possam conhecer a cidade. A startup quer iniciar na região a fabricação em escala industrial de seu projeto de carro nacional. Não há informações sobre como será esse veículo, mas pelo que se pode ver, deverá ter um custo menor que o de carros elétricos de fabricantes tradicionais do setor automotivo.
O projeto conta com apoio da prefeitura e do centro universitário UniSATC, com cursos voltados para manutenção de carros elétricos, fabricação e projetos. Por ora, nenhum anúncio oficial de instalação da fábrica foi feito.
Criciúma ficou mais conhecida no setor automotivo no início de 2020, quando lideranças locais e estaduais foram ao governo federal buscar apoio para a instalação de uma fábrica da Tesla. O grupo entrou em contato com Elon Musk, através do governo brasileiro, mas o bilionário sul-africano não pôde se reunir com as autoridades nacionais. Com a pandemia e outros compromissos da Tesla, o projeto não foi adiante.
Do Notícias Automotivas