Sem Onix nas lojas, Chevrolet vende menos do que 6 fabricantes em junho

Montadora vende 8.077 unidades em junho e, da segunda posição em março, cai para a sétima

A crise dos semicondutores está pegando para muitas montadoras de carros no Brasil. Mas nenhuma delas está sofrendo tanto quanto a General Motors. Sem fabricar o novo Onix e o sedã Onix Plus desde março, a GM despencou no ranking de vendas de veículos novos. Em junho, foi apenas a 7ª colocada, atrás de Fiat, Volkswagen, Hyundai, Toyota, Jeep e Renault.

Vale lembrar que a montadora norte-americana é a líder absoluta do mercado brasileiro desde 2016, quando o Onix assumiu a primeira colocação geral e só deixou o posto nos últimos meses, após a empresa ser obrigada a parar a produção na fábrica de Gravataí (RS). Desde então, sua participação nas vendas de automóveis caiu 6%.

Segundo o balanço da Fenabrave, a federação das concessionárias, a GM ocupava a segunda posição no ranking das fabricantes de automóveis em março, somente atrás da Volkswagen. Logo no mês seguinte, já começaram a faltar unidades em estoque. Nesse ínterim, a Chevrolet despencou nas vendas, emplacando somente 8.077 carros em junho.

Dessa forma, o desempenho da montadora no mercado no último mês ficou abaixo das vendas de outras seis montadoras: Fiat (1º), Volkswagen (2º), Hyundai (3º), Jeep (4º), Toyota (5º) e Renault (6º). No acumulado do semestre, contudo, a ótima performance da Chevrolet durante os três primeiros meses ajudou a marca a não despencar no ranking. Ela ocupa a terceira colocação, com 109.837 unidades emplacadas.

Do Jornal do Carro