Carro elétrico limpa a poluição do ar enquanto anda, diz designer
Um carro elétrico projetado para eliminar a poluição do ar enquanto anda foi apresentado no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, depois de ter sido mostrado pela primeira vez no salão do automóvel de Xangai, na China, em abril deste ano.
A intenção da fabricante de automóveis chinesa IM Motors é iniciar a produção do Airo no país asiático em 2023, por £ 40 mil (cerca de R$ 290 mil), com planos de um milhão de unidades.
A criação é do designer britânico Thomas Heatherwick, que projetou a versão londrina do icônico ônibus Routemaster, mas que nunca havia projetado um carro. “Quando eu cresci, os valores do design se manifestaram por meio dos carros, fosse o [Ford] Sierra dos anos 1980, o [Fiat] Panda, algumas ideias importantes estavam surgindo nos carros. Quando fui abordado pela IM Motors na China, disse que não era designer de automóveis e eles disseram ‘é por isso que queremos você’”, disse Heatherwick à BBC.
O Airo tem um grande teto de vidro e o interior foi projetado para se parecer com uma sala, com cadeiras ajustáveis que podem ser transformadas em camas e uma mesa central destinada a reuniões ou refeições. O volante fica escondido no painel e o exterior é texturizado, com uma série de ondulações ou saliências.
“A Covid levantou a crise de espaço. Muitos de nós moramos em apartamentos e casas e precisamos de mais espaço, um escritório. Com um bilhão de carros no mundo que são usados por cerca de apenas 10% do tempo, há espaço para eles se tornarem bens imóveis valiosos. O carro se torna um espaço comum quando não está dirigindo”, explicou o designer.
A inspiração de Thomas Heatherwick foi em assentos de aviões de primeira classe, usados ”para dormir, comer, se divertir e trabalhar”. “Isso não é uma fantasia. A ideia era não ser um carro-conceito, por isso estamos trabalhando com um fabricante e focamos tudo nas ideias que podem acontecer. O design pode simplificar um pouco quando entrar em produção”.
Do Olhar Digital