Ex-trabalhadores na Ford celebram hoje 40 anos da 1ª Comissão de Fábrica do Brasil

Os ex-trabalhadores na Ford, em São Bernardo, comemoram em evento online os 40 anos da Comissão de Fábrica. A transmissão será hoje, às 9h30, pelas páginas no Facebook dos Metalúrgicos do ABC e do TID-Brasil (Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento).

Foto: Murayama

“Independentemente de a empresa ter saído do país, nós, trabalhadores estamos aqui e continuamos na luta”, disse o presidente do TID-Brasil, ex-presidente dos Metalúrgicos do ABC e trabalhador na montadora até seu fechamento, em 2019, Rafael Marques.

Participam o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, e os ex-presidentes e ex-trabalhadores na Ford, José Lopez Feijóo, Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro e Jair Meneguelli.

Lutas

 A ideia é relembrar as quatro décadas de lutas e organização dos trabalhadores na Ford, desde a conquista da Comissão, passando pela reconquista da representação no local de trabalho, a Greve dos Golas Vermelhas, a resistência às 2.800 demissões em 1998, as negociações que trouxeram novos veículos para a planta do ABC, a eleição do presidente Lula e a luta contra o fechamento da empresa.

Depoimentos

A live contará com depoimentos de coordenadores da Comissão, entre eles o deputado estadual Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, o presidente da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), Paulo Cayres, o Paulão, além dos primeiros coordenadores, Alberto Eulálio, o Betão, e João Ferreira Passos, o Bagaço.

Com informações do TID-Brasil.