COVID-19 em crianças e adolescentes

Apesar de ser raro casos graves da doença em crianças e adolescentes, a Covid-19 pode ser fatal nesse grupo e reforça a necessidade de cuidados, observação constante e atenção aos hábitos de higiene, como lavar as mãos, principalmente após brincarem.

Foto: Divulgação

Entre os pais, uma das principais dúvidas é se as crianças devem usar máscaras. A reposta é sim. As crianças devem usar máscaras. O uso de máscara é eficiente e é a maneira mais fácil de evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Os pais devem se lembrar que as crianças não são imunes à doença. Atualmente já se sabe que elas podem se contaminar e desenvolver formas graves e fatais da doença.

De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e o Ministério da Saúde, desde março de 2020 até os dias atuais, mais de mil crianças e adolescentes foram a óbito por Covid-19.

Alguns pais dizem ter lido em jornais e redes sociais que as máscaras dificultam a respiração e que as crianças recebem baixas taxas de oxigênio quando do uso de máscaras e que isso poderia causar comprometimento do desenvolvimento das crianças, o que não tem base científica e, definitivamente, não é verdadeiro.

Especialistas desmentem essas informações e ressaltam a importância de se buscar informações com profissionais sérios e competentes da área da saúde para ser bem orientado.

Lembrete: crianças com menos de dois anos não devem usar máscara porque não são capazes de removê-la sem ajuda.

Os sintomas mais comuns em crianças são febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal, mal-estar, dor muscular, diarreia, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dificuldade respiratória, incapacidade de mamar ou ingerir líquidos.

AOS SINAIS PROCURE UM MÉDICO

Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente