Sindicato dos Metalúrgicos do ABC participa da abertura das comemorações do centenário de Paulo Freire na região
O Consórcio Intermunicipal do ABC, a partir da relevância pedagógica, cultural e social que a data dos 100 anos do nascimento do educador Paulo Freire evoca para todo o Brasil, decidiu convidar os municípios que integram o Consórcio para elaborarem uma agenda de eventos que celebrassem a importância dessa data de forma conjunta.

Além das prefeituras, foram convidadas entidades da região como a Universidade Federal do ABC, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) e o Sindicato dos Químicos do ABC (SQABC).
Ontem à noite, dia 12/8, ocorreu a abertura das Comemorações do Centenário de Paulo Freire na Região do ABC coordenada pelo Consórcio Intermunicipal do ABC que contou com a presença do prefeito e da secretária de Educação de Diadema, José de Filippi Júnior e Ana Lúcia Sanches, do prefeito de Mauá e do secretário de Educação, Marcelo Oliveira e José Luiz Cassemiro respectivamente, e também de representantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi representado pelo presidente da entidade, Wagner Santana, a importante contribuição de Paulo Freire na elaboração de uma concepção pedagógica, libertadora e transformadora na perspectiva dos dominados afirmando que “não há nada mais revolucionário numa sociedade de classes do que pensar a educação a partir da realidade dos dominados como uma prática libertadora”.
Depois da abertura teve início o primeiro Círculo de Cultura Virtual: “Cultura Popular e Educação Popular mais Cultura Corporal de Movimento”, que contou com a presença de dois convidados: o poeta e cordelista Moreira de Acopiara, que declamou um poema/cordel sobre Paulo Freire de sua autoria, e o professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, que enalteceu a contribuição política da Região do ABC para o país com a atuação vibrante do movimento sindical e das gestões populares e democráticas com destacado trabalho na políticas públicas, em especial, na educação pública.
Moacir relembrou momentos em que visitou a Região, algumas delas, acompanhado por Paulo Freire. A seguir, comentou aspectos da teoria do conhecimento de Paulo Freire. O professor Gadotti destacou, por exemplo: a noção de “dodiscência” em Paulo Freire (uma relação horizontalizada entre docência e discência) em que não há hierarquia entre ensino e aprendizado, mas a relação dialética entre ambas, ou seja, é a “relação”, é o “processo” na prática educativa, que ganha centralidade na concepção freiriana de educação.
Do Departamento de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC