Sindicato inicia hoje série de lives ‘Pensando o ABC’

Ideia é debater com representantes da indústria, associações comerciais, sindicatos e prefeituras a retomada econômica da região

A retomada econômica e industrial da região está na pauta da live de hoje “Pensando o ABC”, às 18h, promovida pelo Sindicato. O primeiro encontro virtual do ciclo de debates tem como tema central ‘Os desafios da região’ e inicia uma série com programação mensal.

Os debates serão conduzidos pelo diretor executivo do Sindicato, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva. Hoje participam a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Maria do Carmo Romeiro, e o secretário executivo no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Acácio Miranda.

“Nossa ideia é fazer uma reflexão e ir desdobrando o debate com representantes de universidades, indústrias, associações comerciais e sindicatos da região. Queremos dialogar sobre a situação atual, quais os desafios, os próximos passos, principalmente no que diz respeito à retomada da economia, desenvolvimento econômico, infraestrutura e geração de emprego e renda”, destacou Aroaldo.

Poder público

Ainda segundo o dirigente, a ideia é debater também com representantes do poder público para entender como andam os projetos para desenvolver a atividade econômica e industrial nos municípios.

“Vamos chamar as prefeituras para dialogar e saber como estão sendo pensadas as cidades. Não adianta pensar o desenvolvimento econômico, se não pensar o desenvolvimento humano. Qualquer política pública, qualquer ação para desenvolvimento econômico ou até de inovação tem que levar em conta também o bem-estar da população de forma geral”.

Grupo de trabalho de economia social

Na última quinta-feira, 12, foi realizado na Agência de Desenvolvimento Econômico o lançamento de um Grupo de Trabalho focado em ações de economia social. Integram o grupo, representantes da economia solidária, popular, criativa e sustentável da região. Também participaram da atividade, o diretor executivo do Sindicato, Carlos Caramelo, e o deputado estadual pelo PT, Teonilio Barba.

Durante o encontro foi destacada a necessidade de formalizar e padronizar um cadastro regional, criar o indicador social da economia solidária, mapear as cooperativas na região, organizar a entrada dessa economia nas compras públicas e atuar, com urgência, na regulamentação da Lei Estadual de Economia Solidária (n° 14.651).