Mercedes terá ônibus elétrico projetado no país

Os modelos comerciais podem ser o caminho para inserir o país no processo de transformação energética

A falta de infraestrutura para o carregamento de baterias pode tornar mais lenta a expansão do mercado de carros elétricos no Brasil. Mas, no caso dos veículos comerciais urbanos, quase sempre abastecidos nas garagens das empresas operadoras, o processo é mais fácil. Depois de a Volkswagen iniciar, este ano, a produção em série do primeiro caminhão elétrico brasileiro, ontem foi a vez de a Mercedes-Benz apresentar seu plano para produzir ônibus elétricos para transporte público em grandes cidades.

Ambos os casos são projetos desenvolvidos no Brasil e com produção local, o que indica que veículos comerciais podem ser o caminho para inserir as fábricas brasileiras no processo de transformação da matriz energética veicular. O caminhão de entregas urbanas da Volks é produzido na fábrica da Volks Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) e o ônibus da Mercedes será fabricado em São Bernardo do Campo (SP).

A empresa já anunciou a cidade de São Paulo como primeiro mercado. Com base em contatos com operadores que atuam no município, cuja frota de ônibus está em torno de 14 mil veículos, a montadora estima que a capital paulista poderá absorver todo o seu primeiro lote de vendas, estimado entre 50 e 150 unidades.

Segundo o diretor de vendas de ônibus da Mercedes, Walter Barbosa, é mais fácil começar um sistema de eletromobilidade de transporte público em São Paulo por tratar-se de uma das poucas cidades do país que oferecem subsídios na tarifa. Apesar de ainda não ter revelado os nomes dos fornecedores das baterias e dos equipamentos de carregamento, a Mercedes demonstra a intenção de tentar nacionalizar seus veículos ao máximo.

Do Valor Econômico