Fiat e Jeep dominam e Onix cai para 65º lugar no ranking de agosto

O ranking de vendas de automóveis e comerciais leves em agosto foi marcado pela pequena presença de hatches compactos entre os dez mais emplacados e o bom desempenho da Chevrolet S10. Além disso, o Grupo Stellantis (Fiat, Jeep, Ram, Citroën e Peugeot) ocupou seis das dez primeiras posições entre os mais comercializados.

As três primeiras posições são da Fiat. A Strada liderou, com o Argo na segunda colocação e o Mobi na terceira. O Jeep Compass ficou com o quarto lugar. Apenas na quinta posição aparece um modelo que não é produzido pelo Grupo Stellantis. Trata-se do Hyundai HB20. A Stellantis, principalmente por meio das marcas Fiat e Jeep, é a montadora que mais vem ganhando espaço no atual cenário econômico brasileiro e mundial.

A crise da falta de semicondutores abalou muitas montadoras, especialmente a Chevrolet, que viu sua posição de líder desaparecer. O Onix, que por muitos anos foi o carro mais vendido do Brasil, ficou em 65º lugar no ranking de vendas de agosto. A produção do hatch foi paralisada durante meses – a retomada foi anunciada este mês – por causa da falta de semicondutores.

Os três hatches compactos que aparecem entre os três mais emplacados são o Argo, o HB20 e o Mobi. Antigos integrantes dessa lista, como Onix, Polo e Gol, ficaram para trás. Isso mostra que o mercado é cada vez mais dominado por SUVs e picapes. Na lista dos dez mais vendidos, há os SUVs Compass, Renegade, T-Cross e Creta. Entre as picapes, aparecem a Strada, a Toro e a S10.

Do UOL