Inclusão e acessibilidade: direitos de Pessoas Com Deficiência

O dia o 21 de setembro foi eleito Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Foto: Divulgação

A inclusão e acessibilidade dessas pessoas, apesar de ser uma questão fundamental das chamadas políticas sociais e dos direitos do cidadão, ainda carece de visibilidade e necessita maior divulgação e debates.

Não só pelo fato de que um quarto da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, mas também porque o número de pessoas que se reconhecem como portadores de deficiência é baixo, o que, além de não contribuir, pode causar alguma dificuldade para colocar em prática políticas de inclusão social. E o quadro se agrava mais ainda se considerarmos que os não “portadores de deficiência “não enxergam ou não querem ver “e desprezam e até gostariam de eliminar os “não normais”.

Segundo o último censo demográfico do IBGE, realizado em 2010, 45 milhões de brasileiros apresentavam de algum tipo de deficiência física. O Censo Demográfico não foi realizado no ano passado por falta de orçamento.

Esses 45 milhões de brasileiros e brasileiras se vêem obrigadas a viver e se deslocar em cidades que parecem terem sido pensadas, projetadas e criadas para os carros e para os chamados “normais”.

Aos portadores de alguma deficiência ficam reservadas a estupidez e a falta de caráter de um presidente que diz que lhe interessa não os direitos humanos, mas os “humanos direitos”.

Só para lembrar: Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação (Art. 4° da Lei n° 13.146/2015).

Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente