Metalúrgicas iniciam campanha “Outubro Rosa solidário” para arrecadar produtos de higiene a mulheres em situação de vulnerabilidade
O foco este ano é a saúde mental da mulher, a importância dos cuidados pessoais e o combate à violência e ao assédio
Neste ano, no tradicional mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, a Comissão das Metalúrgicas do ABC, pensando na saúde da mulher, realiza campanha para ajudar aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Ao longo de outubro, serão arrecadados produtos de higiene como absorventes, sabonetes, sabonete íntimo, desodorante, shampoo, condicionador, escova e pasta de dentes e lenços umedecidos para doar às Casas Abrigos e mulheres em dificuldades financeiras na região do ABC.
“Chamamos toda a categoria a participar dessa campanha de solidariedade que é de extrema importância. Infelizmente muitas companheiras estão em situação de rua neste momento porque ficaram desempregadas. Temos que ter esse olhar solidário. Ontem uma companheira que estava na nossa base, hoje pode não ter onde morar, não podemos deixar que elas sejam invisíveis. O trabalho de um sindicato cidadão vai muito além da fábrica”, destacou a coordenadora da Comissão, Maria do Amparo Ramos.
“As mulheres em situação de rua vivem condições degradantes com relação à sua higiene íntima e pessoal. Elas já não têm banheiro próprio e não ter um absorvente ou um desodorante é algo terrível que pode impactar negativamente na saúde”, completou.
Aumento do desemprego
Segundo levantamento do Dieese, a taxa de desocupação das mulheres subiu de 13,9% em 2019, para 16,8 em 2020. Em 2019 eram 41,2 milhões de mulheres ocupadas, em 2020, passou para 35,5 milhões.
Exames preventivos
No período mais intenso da pandemia, muitas mulheres deixaram de fazer exames preventivos. Apenas no SUS (Sistema Único de Saúde), a quantidade de procedimentos com finalidade diagnóstica caiu 20% em 2020.
“Neste ano queremos lembrar a saúde da mulher como um todo. Sabemos que muitas deixaram de fazer exames preventivos durante a pandemia e isso pode ser muito prejudicial. É preciso alertar para a importância do cuidado com o corpo, mas também com a saúde mental que se agravou muito nesse período. As mulheres precisam estar atentas aos gatilhos de ansiedade, depressão e procurar ajuda médica”, lembrou a coordenadora da Comissão.
Assédio
Durante este mês, a Comissão das Metalúrgicas também promoverá conversas nas fábricas sobre assédio sexual. O objetivo é conscientizar homens e mulheres sobre a necessidade de eliminar essa cultura machista do ambiente de trabalho e de qualquer outro.
Doação de fios de cabelo
A Campanha de doação de fios de cabelos para entidades que cuidam de mulheres e crianças com câncer continua.
Como doar
Para doar produtos de higiene ou cabelo, procure a representação sindical ou leve sua doação até a recepção do Sindicato ou das regionais. Mais informações: 4128-4203.