Toyota Mirai roda 1.360 km sem reabastecer e bate recorde mundial

Um dos poucos carros a célula de hidrogênio no mundo, Toyota Mirai emite vapor d'água pelo escape e custa a partir de R$ 273 mil nos EUA

A corrida pelos carros elétricos está superaquecida na indústria automobilística, mas as montadoras continuam pesquisando outras alternativas para diminuir os níveis de emissão de gases na atmosfera. Um deles é o motor alimentado com células de hidrogênio. Foi com essa tecnologia que o Toyota Mirai acaba de quebrar o recorde mundial de distância percorrida com um tanque de combustível.

Entre os dias 23 e 24 de agosto, a Toyota entrou para o Guinness World Records, o Livro de Recordes, com a maior distância percorrida por um carro sem reabastecer. De acordo com a montadora japonesa, após encher o tanque em cerca de 5 minutos, o sedã percorreu 1.359,9 quilômetros usando o hidrogênio armazenado no reservatório.

O recorde de 845,3 milhas, ou 1.360 km, aconteceu em uma viagem de ida e volta ao Sul da Califórnia, que durou um total de dois dias. Dessa forma, o Mirai superou seu próprio recorde conquistado em maio deste ano, com 1.003 km percorridos. Inclusive, na época, ele tomou o lugar do Hyundai Nexo, também a hidrogênio, que fez 778 km com um tanque em 2019. A viagem teve início no Toyota Technical Center (TTC), em Gardena, na Califórnia. No primeiro dia (23), a dupla viajou para o sul, chegando em San Ysidro.

Depois, seguiram para Santa Bárbara, ao norte e, então, cruzaram as praias de Santa Mônica e Malibu. No final do dia, ao retornarem para a sede, registraram 761,22 km com duas trocas de motorista. Logo depois, no segundo dia (24), o circuito foi feito na rodovia de San Diego, entre Los Angeles e Orange Country, até o combustível chegar ao fim. Ao voltar para o centro da Toyota, o modelo registrou 372 km, totalizando a marca de 1.360 km com um tanque.

Do Jornal do Carro