Incentivo ao carro elétrico no Brasil é tema de debate no Senado
Senadores e especialistas defendem a superação de barreiras legais e tributárias para expansão da frota eletrificada no país
Enquanto não dispõe de um plano estratégico para a transição energética, o Brasil aguarda projetos e discussões sobre o tema nas casas legislativas. Nesta semana, senadores e especialistas defenderam a superação de barreiras legais e tributárias para garantir o aumento da frota de veículos elétricos ultracompactos no país.
Os veículos em questão são os carros elétricos com proposta mais urbana, incluindo os microcarros para dois ocupantes e similares a quadriciclos com cabine fechada. O tema foi debatido em uma audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).
Para o presidente do colegiado, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), “gargalos” na legislação de trânsito dificultam a expansão da frota de carros elétricos. Ele cita como exemplo uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza a circulação dos veículos apenas em áreas urbanas e proíbe o tráfego em rodovias federais, estaduais e do Distrito Federal. Para Cunha, o Brasil precisa se preparar para receber novas tecnologias.
Em outra frente, o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Adalberto Maluf, sugeriu mudanças nas resoluções do Contran. Por sua vez, o Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por meio do seu diretor, Daniel Mariz Tavares, reconhece que a regulamentação dos carros elétricos no Brasil enfrenta “desafios”. No entanto, afirma que o Contran está aberto para rever as normas de circulação dos veículos, desde que a segurança dos usuários seja garantida.
Da Agência Senado