Toyota foca em nacionalizar mais e aumentar exportação
A Toyota pretende nacionalizar mais sua gama de produtos no Brasil visando exportação aos mercados da região. Para isso, planeja elevar a produção em suas fábricas locais de modo a atender o crescimento das vendas na América Latina e também do mercado nacional para 2022. Rafael Chang, presidente da montadora na região, disse, durante o Congresso AutoData Perspectivas 2022, ser preciso “localizar mais e exportar mais”.
O executivo se referia ao dólar alto e oscilante. De modo a evitar os entraves burocráticos e alfandegários de insumos importados, também cotados na moeda americana, a Toyota busca fazer mais peças e componentes no país. A questão é importante nesse momento de fragilidade da cadeia global de fornecimento de peças e componentes automotivos, especialmente semicondutores.
Atualmente no país existem 23 empresas que trabalham com chips e até a multimídia do Corolla teve de ser adquirida de fornecedor nacional para evitar a paralisação da linha de produção em Indaiatuba. Na Toyota, a meta é produzir 210 mil carros em 2022 no Brasil, sendo 75.000 enviados para 20 mercados próximos.
Nas vendas, Chang projeta um mercado de 2,6 milhões de veículos no próximo ano, com a marca respondendo por 200 mil carros. Enquanto busca aumentar os números, Chang também corre atrás de um novo aporte do Japão para ampliar os investimentos no Brasil. Após ter garantido R$ 1 bilhão, o executivo visualiza um novo ciclo de investimento para ter todo o portfólio nacional eletrificado até 2025.
Da AutoData