Indústria de cana e de veículos anunciam campanha de promoção do etanol
Representantes da indústria de cana-de-açúcar e automobilística anunciaram, na quinta-feira (21/10), uma campanha de promoção para o etanol brasileiro. A iniciativa, que conta com o apoio do governo, será lançada oficialmente no próximo dia 27, às vésperas da COP26. O anúncio foi feito durante transmissão via internet promovida pelo jornal Valor Econômico, com participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do CEO da Volkswagen, Pablo Di Si; e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
“O advento do carro elétrico é uma realidade e o uso do etanol, nesse momento de transição, é uma forma de reduzir os custos”, declarou Tereza Cristina, no início da videoconferência. “Trata-se de uma opção conveniente para o Brasil e outros países. Di Si destacou que a comunicação é a principal preocupação do novo movimento. “Temos uma fórmula de biocombustível que pode ser empregada no mundo inteiro”, afirmou o executivo.
Já o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também presente à ocasião e que deve estar na conferência de Glasgow, na Escócia, garantiu que defenderá o etanol brasileiro nas Nações Unidas. Além da cana-de-açúcar, os representantes do agronegócio brasileiro também destacaram o potencial do etanol de milho na produção nacional de combustíveis. “Chegou para ficar”, afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Apesar de não corresponder a mais do que 8% da produção total no Brasil, o etanol de milho é uma aposta do setor. O principal desafio do setor sucroenergético, segundo o ministro, é avançar na exploração do mercado de carbono. “Temos o interesse de fazer o Brasil um país exportador de crédito verde”, defendeu, em relação aos CBios (Certificados de Descarbonização), lançados em 2019.
Do UDOP