Metalúrgicas encerram ‘Outubro Rosa Solidário’ com informação e solidariedade
Campanha deste ano teve foco na saúde, combate à violência doméstica e à pobreza menstrual. Arrecadação de absorventes e produtos de higiene segue até dia 5
O mês de outubro chega ao fim com um saldo bastante positivo no que diz respeito à luta das mulheres no Sindicato. Neste ano a Comissão da Metalúrgicas do ABC optou com ampliar a discussão e ir além da prevenção ao câncer de mama.
No ‘Outubro Rosa Solidário’ 2021 foram feitas discussões sobre saúde, combate à violência doméstica, luta das mulheres na sociedade e arrecadação de produtos de higiene pessoal, principalmente absorventes para aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Com última atividade do mês, na tarde de quarta-feira, 27, integrantes da Comissão realizaram um encontro na empresa, Delga, em Diadema. Na ocasião, as companheiras na fábrica receberam a visita da secretária municipal de saúde da cidade, Rejane Calixto, que ressaltou a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama e tirou dúvidas das trabalhadoras.
Luta conjunta
O CSE na fábrica e vice-presidente do Sindicato, Claudionor Vieira, lembrou que a campanha não pode ser só das mulheres e que os companheiros devem se envolver na luta, que é conjunta.
“Todos os homens precisam estar empenhados, infelizmente ainda temos uma cultura muito machista, racista e preconceituosa que precisa acabar. Quando toda luta for conjunta, certamente teremos um país melhor”.
A coordenadora da Comissão, Maria da Amparo Ramos, endossou a fala. “É preciso destacar a participação dos companheiros, estamos construindo juntos. Para realizar a atividade na Delga, tivemos a ajuda imprescindível dos companheiros representantes na empresa e foi um sucesso”.
Amparo também agradeceu a todos que participaram das arrecadações de produtos de higiene que ocorreram nas montadoras e nas autopeças da base.
“Em nome da Comissão das Metalúrgicas, agradeço a todas e todos que tiveram a sensibilidade de doar. É isso que nos torna uma categoria forte e nos dá resistência para combater a política de destruição promovida pelo governo Bolsonaro”.
Arrecadação continua
A Campanha de arrecadação de produtos de higiene como sabonetes, escova e pasta de dentes, shampoo, condicionador, lenços umedecidos e absorventes continua até o próximo dia 5. O foco principal é o combate à pobreza menstrual com a arrecadação de absorventes íntimos que serão doados a mulheres em situação de vulnerabilidade, entres elas as atendidas pela Casa Abrigo Beth Lobo, em Diadema, que acolhe vítimas de violência.
Como doar
Para doar produtos de higiene, procure a representação sindical ou leve sua doação até a recepção do Sindicato ou das regionais. Mais informações: 4128-4203.