Brasil tem a chance de se tornar potência exportadora de lítio
O lítio verde do Brasil pode impulsionar a transição energética de eletrificação dos veículos nos EUA e Europa
Enquanto não define de forma clara seu papel na transição energética global para carbono zero, o Brasil se depara com muitas possibilidades que podem ser exploradas. Uma delas é a oportunidade de se tornar um grande exportador global de insumos de lítio para abastecer a indústria de baterias para veículos elétricos.
Essa opção se apresenta como uma alternativa ambientalmente sustentável, e tecnologicamente avançada, o que pode, eventualmente, permitir ao país exercer um papel de protagonista na transição energética global para carbono zero.
Vários países na Europa, EUA e Ásia já investiram cerca de US$ 20 bilhões nos últimos anos na produção de baterias de lítio e seus respectivos insumos como prioridade máxima para atender a necessidade de eletrificação de suas frotas de veículos, cuja maioria ainda é altamente poluente.
A Co-CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral-Gardner, entende que o Brasil já figura entre os líderes globais em descarbonização, considerando que 88% da frota nacional é “flex” e pode ser abastecida com etanol, um combustível mais limpo. Nesse cenário, o país poderia assumir um papel ainda mais importante ao explorar a exportação do lítio para atender à mobilidade elétrica.
Do InsideEVs