Brasil tem a 4ª maior taxa de desemprego do mundo entre 44 países
O desemprego no Brasil é mais que o dobro da taxa média global, o mais alto entre as nações do G20 e o 4º maior entre 44 países.
É o que aponta o estudo da agência de classificação Austin Rating. Os dados foram compilados entre países que divulgaram informações relativas ao terceiro trimestre.
A taxa de desemprego permanece elevada, no patamar de 13,2% no trimestre até o fim de agosto, atingindo 13,7 milhões de brasileiros. O índice, que estava perto de 12% antes do início da pandemia, saltou para 14,7% no primeiro trimestre deste ano. Segundo a Austin Rating, somente Grécia, Espanha e Costa Rica registraram taxas de desemprego mais altas do que o Brasil.
Piora das expectativas
A taxa média de desemprego do Brasil no ano passado foi de 13,5%, a maior da série iniciada em 2012. O FMI (Fundo Monetário Internacional), projeta uma taxa média de 13,8% em 2021, o que faria o país terminar o ano com o 14º pior desemprego do mundo. Mas diante da desaceleração da economia brasileira, a posição do Brasil no ranking global pode piorar ainda mais.
Com informações do PT.org e do G1