Com demanda em alta, Toyota inicia 3º turno na segunda-feira em Sorocaba

Empresa também vai trabalhar mais em dezembro nas três unidades que mantém em São Paulo

Começa na segunda-feira (29) as atividades no terceiro turno na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), já com o quadro formado por 450 trabalhadores que tiveram de ser contratados pela montadora para preencher a jornada adicional. A antecipação do turno, previsto para janeiro, foi realizada por causa da alta demanda do mercado por alguns modelos da montadora produzidos ali, como o Corolla Cross.

A montadora corre para recuperar os dias de produção que perdeu este ano com a falta de componentes, que acabou paralisando as linhas por dez dias. Afora o adiantamento do terceiro turno em Sorocaba, a Toyota também reduziu o período de pausa de fim de ano nas suas três fábricas – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – em dezembro. Serão cinco dias de shutdown, de 27 a 31 de dezembro, com retorno em 3 de janeiro.

O mesmo não deverá ocorrer em outras montadoras, que por causa da falta de componentes pretendem, por outro lado, aumentar o período de pausa entre dezembro e janeiro de modo a equilibrar os estoques de componentes que estão em falta no mercado. Com a decisão de funcionar 24 horas por dia, a capacidade produtiva da linha de montagem de Sorocaba vai crescer em 25%, o que deverá aumentar seu volume anual dos atuais 122 mil veículos para 152 mil.

Na unidade são produzidos, além do Corolla Cross, os modelos Yaris e Etios, este último ainda em fabricação apenas para atender ao mercado externo. Do total de funcionários contratados pela montadora para trabalhar no terceiro turno, 40% é formado por mulheres, que vão ocupar postos na linha de montagem da fabricante.

Do Automotive Business