Sindicato participa da 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária de Mauá

O diretor de relações institucionais do Sindicato, Carlos Caramelo, participou, na manhã de ontem, da cerimônia de abertura da 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária de Mauá. O encontro promovido pela prefeitura foi realizado no auditório da Fama (Faculdade de Mauá).

Foto: Adonis Guerra

A programação integra a semana de atividades em comemoração ao Dia da Economia Solidária, celebrado em 15 de dezembro.

O dirigente elogiou o comprometimento da gestão municipal, comandada pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT), com o tema.  “É muito importante a estratégia da prefeitura de dialogar e fortalecer esse setor, tão importante na economia da cidade”.

“A atividade apontou caminhos para o futuro de economia solidária, além de legitimar o modelo democrático e inclusivo da pauta organizada pela gestão atual”, prosseguiu.

Caramelo reforçou, durante o encontro, preocupações relacionada ao futuro do trabalho na indústria. O dirigente ressaltou a atenção do Sindicato com trabalhador e destacou a importância de capacitar e qualificar os profissionais.

“Como será o tipo de trabalho e qual o perfil de quem vai atuar nesse novo modelo de produção que está sendo colocado? Sabemos que existem dificuldades, pois não temos ações de formação vindas dos governos federal e estadual. Neste sentido, tanto a valorização da indústria nacional quanto da economia solidária é cada vez mais necessária”.

Entre os dias 11 e 15 deste mês, a prefeitura realiza a Feira Regional de Economia Solidária. O evento será na Praça da Paineira, na região central de Mauá, e contará com opções de artesanato, gastronomia, agroecologia, literatura e atrações artísticas e culturais.