Os carros que sairão de linha na Argentina devido à lei no Brasil

O Proconve L7 entrará em vigor no Brasil em 2022, o que influenciará na retirada de vários modelos de produção na Argentina

Mudanças em leis exigem adaptação ou o encerramento da produção para alguns veículos. No passado, algo semelhante aconteceu na Argentina com a introdução obrigatória de ESP (controle de estabilidade) e airbags duplos, agora, em 1º de janeiro de 2022, uma nova lei de emissões entrará em vigor no Brasil e os efeitos da extinção nas linhas de produção já estão previstos.

A fase 7 do Proconve, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, exigirá formas mais rigorosas na medição de emissões no Brasil, o que forçará mudanças em componentes importas do carro e não apenas nos motores. Para se ter ideia, o tamanho do tanque de combustível precisará ter uma capacidade maior, por exemplo.

A maioria dos lançamentos mais modernos estão prontos e estão em sintonia com o Proconve L7, outros só precisam de ajustes, mas há um grupo de carros que já são veteranos, sendo mais barato tirá-los de linha do que continuar investindo para mantê-los em produção. A lista de modelos que não serão mais produzidos no Brasil inclui vários veículos que não foram ou não são mais vendidos na Argentina, como Fox e Grand Siena, mas também há vários carros que ainda estão à venda no mercado argentino.

A dupla mais visível na lista é a Chevrolet Joy (primeira geração Onix – 2012) e a Joy Plus (o antigo Prisma). O Fiat Uno (2010) está na lista dos que estão de saída. O Honda Fit (2013) e WR-V (2017) também têm seus dias contados. A Volkswagen tem uma baixa de três modelos: depois de cancelar o Fox (2005), que teve sua aposentadoria forçada também pela falta de semicondutores na indústria, seria agora a vez do Gol (2007) e a Saveiro com motor 1.6 8V darem adeus.

Do Motor1