Exigência do passaporte de vacinação é aprovada por 81%
Segundo a pesquisa do Datafolha divulgada na última segunda-feira, 17, 81% dos brasileiros apoiam a obrigatoriedade do passaporte de vacinação para acessar locais fechados como restaurantes, escritórios, bares e casas de shows.
O documento certifica que a pessoa já concluiu o esquema vacinal contra a Covid-19. A emissão do passaporte de vacinação pode ser feita pelo aplicativo ConecteSUS ou por sites e aplicativos estaduais. Os que mais apoiam a obrigatoriedade do passaporte de vacinação são as mulheres, pessoas acima de 60 anos e aquelas com o ensino fundamental completo.
A pesquisa também registrou que houve um aumento na quantidade de pessoas que consideram que o atual momento da pandemia está fora de controle. A porcentagem, que antes era de 20%, agora atinge 45% da população.
O Datafolha realizou a pesquisa entre os dias 12 e 13 de janeiro, ouviu 2.023 pessoas em todos os estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Dados da pandemia
Brasil chega a 75 mil novos casos por dia, segundo a média móvel, e se aproxima da pior marca da pandemia no país, o maior número de casos diários foi de 77,2 mil em junho do ano passado. Em comparação aos últimos 7 dias o número de casos subiu 662%.
A média de mortes em relação a última semana cresceu 66%, em média 160 pessoas perderam a vida diariamente em decorrência da Covid-19 nos últimos 7 dias. O país passou da marca de 23 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia, e 621 mil pessoas morreram durante esse período.
Com informações de Folha de São Paulo e da CUT.