Chery construirá fábrica de carros elétricos na Argentina

No início de maio de 2021, a Chery anunciou pela terceira vez sua intenção de instalar uma fábrica na Argentina. Na ocasião, o presidente da empresa automotiva Yin Tongyue, na província chinesa de Anhui, informou ao embaixador argentino Sabino Vaca Narvaja a intenção de avançar com um projeto industrial para a produção de veículos elétricos no país vizinho.

Oito meses depois, Vaca Narvaja foi quem declarou em uma entrevista publicada pelo portal elDiarioAR, que a Chery construiria uma fábrica de carros verdes na Argentina e se estabeleceria em Santa Fé, e o anúncio seria feito no âmbito da viagem à Rússia que o presidente Alberto Fernández terá na próxima semana.

Coincidência ou não, o Congresso argentino anunciou ontem que se reunirá em fevereiro para discutir em sessões extraordinárias um conjunto de 18 projetos de lei (que o partido no poder espera aprovar em apenas um mês) entre os quais estão a chamada Lei da Eletromobilidade, que poderia definir o futuro da indústria automotiva argentina.

A Chery foi a primeira marca chinesa a se estabelecer no país, em 2008, e hoje é a única do gigante asiático consolidada no mercado com mais de 50 mil unidades vendidas nesses quatorze anos. Atualmente comercializa na Argentina os modelos Tiggo2 e Tiggo4, e na China, a montadora já oferece uma gama de três veículos elétricos: EQ1, EQ2 e EQ5.

Do InsideEVs