100 anos de Leonel Brizola. Um homem apaixonado pelo Brasil
No dia 22 de janeiro último Leonel de Moura Brizola completaria 100 anos de vida.
Ainda muito jovem teve uma ascensão política meteórica. Em 1947, com 25 anos foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Em 1954, foi eleito deputado federal, com uma votação recorde; dois anos depois, elegeu-se prefeito de Porto Alegre; e, em 1958, governador do Rio Grande do Sul (RS). Brizola foi pioneiro na defesa da educação pública. No seu governo foram construídas seis mil escolas, as chamadas “Brizoletas”.
Também sempre defendeu a nossa soberania nacional e encampou, usando dispositivos da lei, duas empresas multinacionais ligadas à energia elétrica em 1959 e à telefonia em 1962 por priorizarem a remessa de lucros para o exterior ao invés de investirem na modernização dos serviços.
Liderou com coragem a “Campanha da Legalidade” impedindo o golpe que os militares planejavam em agosto de1961 impedindo a posse de João Goulart depois da renúncia de Jânio Quadros. De volta ao Brasil após um longo exílio, Brizola foi eleito governador por duas vezes, desta vez, pelo estado do Rio de Janeiro (1983-1987 e 1991-1994).
Em maio de 1998, em ato comemorativo pelos 20 anos da Greve na Scania na sede do SMABC, Brizola enalteceu o papel histórico dos metalúrgicos na luta contra a ditadura e alertou os presentes “para não se iludirem com a aparência democrática da nossa elite que está sempre de plantão para impedir o povo de governar”.
Também de maneira profética, afirmou que Lula, seria, para ele, a grande liderança do povo brasileiro nos próximos 30 anos. As muitas homenagens a Leonel Brizola fazem jus ao seu legado político marcado pela luta incansável em defesa da democracia, da justiça social e da soberania nacional.
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br
Departamento de Formação