Unisol São Paulo elege nova direção para os próximos três anos

Durante Congresso virtual da Unisol São Paulo - Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários - realizado no último sábado, 19, os delegados e delegadas da entidade elegeram a nova direção, que terá mandato de três anos, e aprovaram as contas da chapa anterior.

O novo presidente será o metalúrgico Maurício da Costa, integrante da Uniforja, em Diadema, cooperativa metalúrgica gerida pelos trabalhadores há mais de 21 anos.

Foto: Adonis Guerra

O vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, diretor institucional da entidade, destacou que não serão poucos os desafios, já que falta investimento em políticas públicas e acesso a crédito.

Já o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, que apresentou a chapa durante a atividade virtual, lembrou que a entidade é um importante instrumento de luta e de valorização dos empreendimentos sociais e do cooperativismo que gera emprego e desenvolve a economia, sempre com foco no social.

“Esse não é o cooperativismo de crédito que faz campanhas milionárias, que não se difere em nada do sistema financeiro tradicional. Esse é o cooperativismo que salva as empresas que falham, é o cooperativismo que congrega pessoas que têm algum talento ou desenvolvem algum tipo de produção, mas que sozinhas não conseguem se manter. A partir do sistema de cooperativa você desenvolve de fato a economia solidária, do ponto do cooperativismo social”.

“Neste momento de pandemia e de crise econômica, as cooperativas, e principalmente a economia solidária, têm sido um gerador de renda importante, sobretudo nas comunidades”, completou o dirigente.