Engenharia brasileira da BMW tem participação no iX
A engenharia brasileira teve participação no processo de desenvolvimento do novo modelo 100% elétrico da BWM, o iX, fabricado em Dingolfing, na Alemanha. Com o objetivo de aprimorar o produto para o mercado local, desde o início do projeto, em junho de 2020, um protótipo do veículo percorreu cerca de quarenta mil quilômetros em cinco Estados, sendo a maior parte na região de Araquari, SC, onde está a fábrica brasileira da montadora.
“No projeto utilizamos um veículo que por fora parece o X5 mas que, por dentro, é o iX. Agora ele está sendo testado em São Paulo”, afirmou Herbert Negele, diretor de engenharia do BMW Group Brasil. A partir dessa experiência foram descobertas e reportadas quase 1 mil melhorias para o modelo, segundo ele.
A participação do Brasil no processo de testagem de tecnologias é possível porque o país é um dos único quatro, além da Alemanha, em que a montadora possui centro de pesquisa e desenvolvimento, o que foi estimulado pela participação em programas como Inovar Auto e Rota 2030.
Carro inteligente – O iX, a propósito, possui muita tecnologia embarcada. Não à toa o CEO do BMW Brasil Group, Axsel Krieger, o definiu como “um ícone para a marca”. Um de seus tantos diferenciais é que será o primeiro carro do Brasil a ter, no futuro, habilidade para conectar com o 5G.
Da AutoData