Saiba quando Gol e Voyage vão sair de linha e quais serão os sucessores

Compactos da Volkswagen ainda sobrevivem devido aos bons números de vendas, mas não têm perspectivas de futuro

É isso mesmo: depois de mais de 40 anos de bons serviços prestados ao país, o Gol vai finalmente sair de linha, e levará junto seu irmão sedan Voyage, que está perto dos 40 anos de produção. Isso já era para ter acontecido em 2022, mas como a família veterana da Volkswagen ainda tem público fiel (juntos, venderam quase 100 mil unidades em 2021) e a legislação permitia a comercialização, a produção foi mantida normalmente.

Houve até um investimento para adequá-los às novas regras da fase L7 do Proconve. Na realidade, a produção de Gol e Voyage está paralisada desde dezembro, afinal houve um atraso para essas modificações. Os dois modelos deverão ter a montagem retomada em breve, já adequados ao Proconve L7 e, provavelmente, como linha 2023. Outro grande fator para esse “congelamento” temporário é a conhecida falta de componentes eletrônicos (chips semicondutores).

O que certamente a fábrica não anunciará é que o ano de 2023 será o último para a produção de Gol e Voyage, pois a dupla vai sair de linha definitivamente, desaparecendo do mercado nacional. Dessa forma, eles serão produzidos até o último trimestre do próximo ano, afinal as legislações mais rígidas para 2024 impedirão suas vendas.

A unidade fabril de Taubaté (SP), de onde saem Gol e Voyage, feitos sobre a plataforma PQ24,5, vai ceder espaço para o aumento de produção do Polo e do sedan Virtus, que usam a base modular MQB A0. E serão esses, Polo e Virtus, que substituirão Gol e Voyage em suas vitoriosas carreiras. Enquanto o Gol vai sair de linha para dar lugar à uma inédita versão mais barata do Polo, o segmento de sedans populares, hoje representado pelo Voyage, deixará de ser explorado pela fabricante alemã.

Do Autopapo