Solano Trindade inaugura espaço para atender crianças e adolescentes

As crianças e adolescentes que moram na Vila Moraes, região do Alvarenga, em São Bernardo, ganharam um novo espaço de educação, cultura e lazer. A Casa Solano Trindade da Vila Moraes, localizada na Rua Treze, 54, foi inaugurada na tarde de ontem. No local serão oferecidas oficinas de capoeira, violão e percussão para moradores do bairro de 6 a 17 anos.

Foto: Adonis Guerra

Além das oficinas culturais, uma biblioteca comunitária, com livros doados pela Escola “Dona Lindu”, com amplo acervo de literatura infanto-juvenil, gibiteca e brinquedoteca, ficará à disposição da população.

O presidente do Centro Cultural Solano Trindade, integrante da Comissão de Fábrica na Volks, Charles Aurélio Jesus de Lima, o Tuiuiú, explicou que a locação de casa com capacidade para atender 172 crianças e adolescentes foi a forma encontrada para acolher de imediato a demanda da comunidade, mas que há projeto de ampliação do Centro Cultural em um terreno próprio.

Foto: Adonis Guerra

“Temos um terreno na Vila Moraes, mas é inviável a construção, pelo menos por enquanto, de um centro cultural, que é o nosso desejo para os próximos anos. Enquanto isso não acontece, decidimos alugar essa casa para poder iniciar as atividades. Começamos a preparação no ano passado, durante a pandemia”.

Segundo ele, o funcionamento se dará no mesmo formato do da Vila Ipê, no contra fluxo da escola, quem estuda de manhã frequenta a Casa à tarde e quem estuda à tarde frequenta de manhã.

Foto: Adonis Guerra

Resposta ao poder público

“A inauguração é, sobretudo, uma resposta para a administração pública que insiste em não atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o apoio do Sindicato e dos trabalhadores na Volks, sem o qual nada disso seria possível, conseguimos proporcionar a essas crianças e jovens acesso à cultura e ao lazer para que assim eles se formem cidadãos”.

Foto: Adonis Guerra

Cerimônia

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da organização alemã TDH (Terre des Hommes) e de trabalhadores na Volks que juntos financiam o projeto.

Durante este ano o espaço realizará uma série de atividades culturais como sessão de cinema, sarau, festivais culinários e espetáculos teatrais, buscando sempre a valorização da cultura afro-brasileira.