Carros elétricos pagam sua diferença de preço com economia de gasolina, diz estudo

Um estudo recém-publicado traz que o gasto que os proprietários tiveram na hora de comprar seus veículos elétricos é mais que compensado com os baixos custos em combustível ao longo da vida útil. O dono sai, no fim das contas, no lucro: entre US$ 6 (R$ 28.600) e US$ 10 mil (R$ 47.670) de economia é feita ao comprar um elétrico puro (BEV), mesmo com o elétrico custando muito mais na concessionária.

O estudo vem da The Zero Emission Transportation Association (ZETA), a primeira coalizão dos EUA que atua com políticas de apoio à venda de EVs. É uma pesquisa nos EUA, mas várias de suas conclusões podem ser aplicadas a outros países. Tais condições (pelo menos junto a combustível) se reforçam à medida que os preços da gasolina disparam. Os preços da eletricidade também passam por aumentos em algumas situações, mas eles permaneceram relativamente consistentes ao longo dos anos.

Enquanto isso, os preços do combustível para os carros a combustão se mostraram mais voláteis ao longo do tempo. Muito disso é visto inclusive agora, com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Os preços do petróleo atingiram recordes e os preços dos combustíveis que vêm dele estão seguindo o exemplo.

“Tá, mas e o Brasil? ”. Elétricos são caros por aqui: o mais barato é o chinês JAC E-JS1. Aqui ele custa R$ 165 mil. Em sua China natal, onde é chamado Sehol E10X, sai por 76 mil yuan, ou US$ 12.000 – R$ 57.350. Quase três vezes mais aqui. Mas elétricos são mais caros em todo lugar. Nos EUA da pesquisa, o convencional mais barato é o Chevrolet Spark, a US$ 14,395, custando metade do elétrico mais barato, o Leaf.

Do Olhar Digital