Sindicato conhece ações de cooperativismo em Araraquara

Para conhecer as ações de economia solidária e cooperativismo da Prefeitura de Araraquara, uma comitiva de dirigentes da CUT visitou os projetos de geração de trabalho e renda da cidade no dia 5.

Foto: Adonis Guerra

O vice-presidente dos Metalúrgicos do ABC e diretor da Unisol-SP (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), Carlos Caramelo, ressaltou que são exemplos que vão além da geração de empregos. Também participou o diretor executivo do Sindicato, presidente da IndustriALL-Brasil e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.

A comitiva foi recebida pelo prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), e representantes das entidades. Entre os exemplos de iniciativas está a cooperativa de motoristas com sua própria plataforma de trabalho para superar a falta de reajustes dos aplicativos, como Uber e 99, e os aumentos constantes nos preços dos combustíveis.

Foto: Adonis Guerrs

“É um modo de organizar os trabalhadores para que deixem de ser reféns de plataformas de aplicativos. Também é um modelo de luta de classes para fazer essa disputa contra o capitalismo exploratório”, explicou Caramelo.

Os dirigentes conheceram ainda a cooperativa Acácia, de coleta e separação de lixo reciclável, o trabalho com egressos do sistema prisional e almoçaram no Restaurante Popular, onde a comida é preparada pelas cooperadas da Panelas Unidas.

“A ideia da visita foi entender como eles trabalham e trazer as experiências de cooperativismo para mais regiões. Ter a economia solidária como base na lógica de trabalho e renda é uma opção de gestão, na busca por uma sociedade mais humana, inclusiva e solidária”, afirmou.