FEM/CUT entrega pauta de reivindicações aos grupos patronais amanhã
Os representantes da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) entregam amanhã a pauta de reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2022 aos grupos patronais.

Às 10h, realizam a entrega do documento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e, às 14h, no Sindipeças (G3).
O secretário-geral da FEM/CUT, Ângelo Máximo Pinho, o Max, destacou a representatividade da pauta. “A pauta passou por um processo de construção com os 13 sindicatos filiados à FEM/CUT, com o Coletivo de Mulheres da Federação, foi aprovada na plenária estatutária com 119 delegados e delegadas e nas assembleias de cada sindicato”.
Cenário econômico
No ano passado, neste período o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) estava em 6,68%. Hoje, oito meses desde a última data-base, em setembro de 2021, já está em 8,66%.
Max lembra que o cenário econômico e político dificulta a negociação e pede unidade de toda a categoria. “Comparando o INPC de hoje ao do ano passado já dá um indicativo da dificuldade da campanha. As negociações costumam ficar ainda mais complicadas quando temos uma situação de inflação fora de controle e crise econômica. Vamos precisar de todos os companheiros e companheiras nessa luta para termos mais uma campanha vitoriosa”.
Slogan e Eixos
O slogan da Campanha Salarial 2022 é “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”. Os eixos da Campanha são: reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, valorização da Convenção Coletiva de Trabalho, manutenção dos direitos e a reindustrialização do país.