Vendas de eletrificados em 2022 já superou 2019 inteiro
Pouco a pouco, conforme as montadoras ofertam maior gama de veículos eletrificados e, ao mesmo tempo, estabelecimentos comerciais, como shoppings, supermercados e postos de combustível, ampliam a disponibilidade de carregadores elétricos públicos, os modelos que nasceram para eliminar o CO2 da atmosfera vão ganhando participação no mercado brasileiro.
Dados da Anfavea mostram que, de janeiro a maio, foram emplacados 16 mil 888 automóveis, comercias leves, caminhões e ônibus híbridos e elétricos, quantidade 54% superior à licenciada em igual período em 2021, 10 mil 392 unidades. Quando comparado com anos anteriores, o volume vendido nos primeiros cinco meses do ano supera o total de eletrificados comercializado durante todo 2019, 11 mil 934 veículos. E se aproxima do saldo de 2020, de 19 mil 831 unidades movidas a novas tecnologias de propulsão.
Para efeito de comparação: no mesmo período as vendas gerais de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, a maioria movida a combustão, retraíram 17%, ao somar 740 mil unidades. Considerando apenas automóveis e comerciais leves eletrificados foram vendidos 14 mil 85 híbridos e 2 mil 307 elétricos. Significa 2,4% do total comercializado no período.
Em 2017 representavam 0,2% do total das vendas, porcentual mantido em 2018 e que no ano seguinte passou a 0,4%. Em 2020 era 1%, em 2021 1,8% e, agora, até maio, mais de 2%. Caminhões e ônibus possuem uma participação ainda inferior, equivalente a 0,9% do total, com 496 veículos, sendo 407 elétricos e 89 híbridos, mas, segundo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, é importante observar como o setor obteve reação surpreendente: em 2019 e 2020 era 0,1% do total, 0,3% em 2021 e agora quase 1%.
Da AutoData