Há 50 anos uma foto chocou o mundo revelando o horror da guerra do Vietnã

O Vietnã vivia uma Guerra Civil que dividiu o país desde a década de 1950 do século passado. O Vietnã do Norte, apoiado por China e União Soviética, e o Vietnã do Sul, apoiado pelos Estados Unidos e os seus aliados europeus. Os Estados Unidos entraram diretamente na guerra enviando tropas a partir de agosto de 1964.
No dia 8 de junho de 1972, uma quinta-feira, por volta do meio dia, o jovem fotógrafo vietnamita Nick Ut Cong Huynh, conhecido como Nick Ut, quando andava pela estrada entre Saigon e Phnom Penh, começou a registrar um bombardeio de tropas do Sul na Vila Trang Bang, percebeu civis correndo do vilarejo em chamas em sua direção e continuou acionando sua máquina.
Uma daquelas pessoas em pânico era Phan Thi Kim Phúc, uma menina de 9 anos que tinha rasgado as próprias roupas enquanto o napalm corroía sua pele. Ela corria em fuga desesperada e em prantos com seu corpo nu e frágil ao lado de outras crianças quando foi registrada pelas lentes do fotógrafo.
A foto de Kim Phúc correndo de braços abertos com sua expressão de dor causada pelas queimaduras que atingiram integralmente suas costas foi publicada pelos principais jornais e rodou o mundo, gerando uma onda de comoção pelas vítimas da guerra. A oposição à participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã se intensificou com as imagens chocantes que atingiam a população civil do Vietnã, incluindo crianças, com armas químicas lançadas pelo exército americano. Em menos de um ano os Estados Unidos anunciaram o cessar fogo e, em 1975, iniciaram a retirada das suas tropas do território vietnamita. Foi a maior derrota militar dos Estados Unidos até hoje.
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br
Departamento de Formação