Nota de pesar: Dom Cláudio Hummes, presente!

Foi com muita tristeza que a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu nesta segunda-feira, dia 4, a notícia de falecimento do Cardeal franciscano Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, aos 87 anos.

Foto: Divulgação

Seu longo ministério foi dedicado, em particular, ao acompanhamento dos trabalhadores, povos indígenas e dos mais pobres.

Aury Afonso Hummes, nome de registro, decidiu entregar sua vida inteiramente ao sacerdócio a partir dos 17 anos, quando ingressou, em 1952, na Ordem dos Frades Menores – franciscanos. Nomeado Bispo por São Paulo VI, em março de 1975, Dom Cláudio assumiu a Diocese de Santo André (SP), em dezembro do mesmo ano, aonde permaneceu por 21 anos, até 1996.

Dom Cláudio Hummes acompanhou de perto a luta do movimento operário no Brasil, incluindo as greves dos Metalúrgicos do ABC no fim da década de 1970. O Bispo, muitas vezes, abriu as portas da Catedral de Santo André para as assembleias, presidiu missa com a participação da categoria e posicionou-se corajosamente contra as demissões dos trabalhadores.

Passou toda a vida dedicando-se ao povo brasileira. Deixa um legado inestimável de misericórdia, resistência e luta contra as injustiças sociais.

Dom Claudio, presente!