Sindicato acolhe 30 pessoas por noite no espaço ao lado da Sede
O acolhimento de pessoas em situação de rua, iniciado pelo Sindicato no último dia 16, teve aumento de procura esta semana.
Nos últimos dias, 31 pessoas foram acolhidas diariamente no Espaço Celso Daniel, ao lado da Sede, dessas, 26 ficam para dormir e as demais apenas jantam.
O vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, detalhou que todas as pessoas repetem a janta, o que dá uma média de 70 refeições por dia, já que há também os voluntários que trabalham no local. O cardápio inclui arroz, feijão, macarrão, salada, farofa e mistura, além de sopa.
Antes de dormir os acolhidos tomam suco ou chá e ao acordarem tomam café da manhã, com café, leite e pão com manteiga. Toda refeição é preparada com os alimentos doados. Roupas e cobertores arrecadados também estão sendo usados pelas pessoas acolhidas.
Ainda de acordo com o dirigente, aproximadamente 50 pessoas já passaram pelo local, sendo que há aquelas que têm dormido no espaço desde o início da acolhida. O espaço tem abrigado também animais de estimação dessas pessoas em situação de rua. Além das refeições e de um espaço limpo e seguro para dormir, os companheiros acolhidos assistem todas às noites a uma sessão de cinema e tomam banho.
“Há respeito às regras estabelecidas e um bom convívio. Observamos que eles têm convidado outras pessoas para utilizarem o espaço e também já notamos uma mudança de comportamento, eles dizem que querem arrumar emprego e sair das ruas”, contou.
O acolhimento conta com a parceria do Projeto Banho que Abraça, que disponibiliza um trailer com dois chuveiros; o Movimento Nacional da População em Situação de Rua; a Pastoral Povo de Rua; movimentos religiosos e a ONG Meninos e Meninas de Rua.
Caramelo convidou quem tiver interesse em conhecer o projeto a visitar o espaço, que inicia o acolhimento a partir das 19h. “Toda ajuda, escuta e trabalho voluntário são bem-vindos”.
Participe da campanha de solidariedade contra a fome e contra o frio
O Sindicato iniciou uma nova campanha de arrecadação. Doe alimentos, roupas e produtos de higiene a quem mais precisa. Pontos de arrecadação: Sede, Regionais Diadema e Ribeirão Pires e nas fábricas. Se preferir, faça a sua doação via PIX.
Para doar via PIX
• Abra o aplicativo do seu banco;
• Clique em PIX;
• Selecione a função ler/pagar com QR Code