Sindicato participa do lançamento do Vale-Transporte Social de Diadema

Os Metalúrgicos do ABC participaram na manhã de ontem da entrega do Vale-Transporte Social, no Teatro Clara Nunes, em Diadema. O benefício vai atender, nessa primeira etapa, cerca de 2 mil moradores desempregados do município em busca de emprego e qualificação profissional.

Foto: IGOR ANDRADE COTRIM/PMD

O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, destacou o caráter social do programa.

“O Sindicato apoia a iniciativa e é um dos articuladores. Este programa traz dignidade para os trabalhadores, tem o lado social de humanizar a busca por emprego. Quem já ficou desempregado sabe o quanto é até humilhante depender de carona de ônibus, de caminhão, para poder se deslocar pela cidade em busca de emprego enquanto faz sacrifícios para levar alimento para casa”, afirmou.

Foto: IGOR ANDRADE COTRIM/PMD

O prefeito de Diadema, José de Filippi Jr (PT), disse que o programa é mais um passo no sentido de resgatar e consolidar os direitos das pessoas. “É a busca de algo essencial, que é o direito ao trabalho. Ninguém quer viver de auxílio, quer viver com dignidade e emprego. As pessoas que estão desempregadas, se tiverem mobilidade, têm chance a mais de se colocar, de buscar emprego e reconstruir sua condição profissional e a sua vida”, defendeu.

Mais empregos

Foto: IGOR ANDRADE COTRIM/PMD

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, reforçou que o Brasil vive uma crise social. “Este é um tema fundamental e vamos levar este exemplo para outras prefeituras. Estamos vivendo uma crise social que nunca vi na vida tamanha proporção, mais de 685 mil mortes na pandemia, muitas poderiam ter sido evitadas. Um terço das pessoas desempregadas ou em subempregos e de novo fome e miséria. No meio dessa tragédia tão grande, são 20 milhões de pessoas que pararam de andar de ônibus para andar a pé porque não conseguem pagar o preço da passagem”.

A CUT defende desde março o projeto de Vale-Transporte Social. “Este programa é para trazer esses 20 milhões de pessoas de volta para dentro dos ônibus, vai gerar demanda, as empresas vão crescer e comprar ônibus. Defendemos que sejam ônibus elétricos para serem desenvolvidos no Brasil e gerar empregos aqui”, explicou.

Na região, a Prefeitura de Mauá lançou o projeto de Vale-Transporte Social com gratuidade na passagem de ônibus a moradores da cidade que ficaram desempregados em 30 de março. Na ocasião, o Sindicato também participou do lançamento da iniciativa, que contemplava ainda programa de requalificação e recolocação profissional.