Iveco começa em setembro produção local de caminhão pesado a gás

Aposta da montadora na descarbonização, modelo Hi-Way movido por GNV será fabricado em Sete Lagoas (MG)

A Iveco produzirá um novo modelo de caminhão em sua fábrica de Sete Lagoas (MG). Trata-se do modelo pesado Hi-Way com powertrain movido a gás natural veicular (GNV), que demandou modernização de parte da unidade produtiva mineira. Segundo Marcio Querichelli, presidente para a América do Sul, um lote de 20 unidades já foi produzido e está em testes no país. Em setembro começa a produção regular do novo modelo.

O powertrain a gás também foi um tema explorado pela Iveco no Salão de Hannover, que ocorre nesta semana em Hannover, na Alemanha, marcado por forte presença dos caminhões e furgões eletrificados. O combustível é visto como elemento chave para a transição da frota brasileira à eletrificação, algo que, segundo o executivo, não deverá ocorrer em primeiro momento.

A respeito das modificações realizadas na fábrica de Sete Lagoas, o executivo explicou que paralela à linha onde são montados os caminhões pesados foi instalada uma célula específica para a colocação dos cilindros de armazenagem do gás no chassi do Hi-Way. O setor, inclusive, é de responsabilidade de um fornecedor não revelado, que teve de se instalar dentro da unidade mineira.

Outra novidade da montadora para o mercado brasileiro é o serviço de locação de caminhões chamado Gate, que na Europa tem em seu escopo a oferta de caminhões elétricos para frotistas com demandas de transporte de carga pontuais. No Brasil, por outro lado, a oferta não se concentrará em futuros veículos elétricos da marca, como a nova e-Daily, apresentada no Salão de Hannover e ainda sem previsão de estreia no mercado brasileiro.

Do Automotive Business