Entidades pedem criação de sistema de mobilidade urbana inspirado no SUS

Manifesto assinado por 145 organizações da sociedade civil aponta soluções para os problemas do transporte público no país

Pesquisadores, movimentos sociais e 145 organizações da sociedade civil se reuniram em um manifesto para pedir a criação do SUM (Sistema único de Mobilidade), com soluções para os problemas do transporte público no país.

O objetivo é que o sistema integre as esferas federal, estadual e municipal nos mesmos moldes do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O grupo indica como soluções a distribuição de recursos de forma integrada entre as três esferas de governo, controle público sobre dados de bilhetagem eletrônica e promoção de linhas de financiamento para implementar infraestruturas de transporte público.

“A proposta surge diante da situação calamitosa da mobilidade urbana no Brasil, aprofundada pela pandemia, e traz soluções para combater as desigualdades, a crise climática e garantir o direito à cidade”, diz o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), um dos signatários.

O material faz um contraponto ao projeto de lei 3.278/2021, em tramitação no Congresso Nacional. De acordo com o Idec, o texto foca somente no equilíbrio financeiro de empresas de transporte público coletivo, com repasses de dinheiro público sem transparência e participação social.

Do Automotive Business